Na última quinta-feira (31/3), foi anunciada a
saída de Gianfranco Lanci da posição de CEO da Acer. A própria companhia admitiu que o executivo não estava alinhado com as estratégias dos demais membros do conselho. Uma reportagem da
Bloomberg detalhou que, com a troca de comando, a fabricante quer posicionar-se como uma nova Apple ou HTC.
De acordo com a notícia, a abordagem de Lanci não era agressiva o suficiente para aumentar vendas e usar o volume de produção para negociar melhores custos com fornecedores. Para dar uma noção do quão longe a Acer está da empresa de Steve Jobs, um relatório aponta que, enquanto a margem de lucro da companhia foi de 2,3% no último ano fiscal, a da Apple foi de 21,5%.
Assim, uma das primeiras ações do presidente do conselho e CEO interino da Acer, JT Wang, será aumentar os esforços para ampliar os negócios relacionados a smartphones e tablets, ao mesmo tempo em que deve buscar formas de reforçar as vendas para o mercado corporativo. Isso porque, durante a gestão de Lanci, a companhia focou suas estratégias na oferta de computadores para usuários finais.
“Recentemente, o iPad e outros novos equipamentos tiveram um grande impacto no mercado de PCs”, informou Wang, lembrando que hoje a fabricante ocupa a segunda posição nas vendas globais de computadores. “Nós temos de mudar nossa estratégia de negócios”, destacou, afirmando que a empresa não está com pressa para tornar-se a número um no mercado.
Um dos desafios da empresa para ter uma abordagem parecida com a da Apple será reverter sua imagem no mercado, já que ela é reconhecida hoje como uma fabricante de equipamentos de baixo custo e não por ofertas sofisticadas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário