Toughbook resiste a quedas de até 1,80 metro, a calor e frio extremos
Foto: Marcelo Kura
Avaliação
18.000 reais
7,7 /10
nossa avaliação
prós Resistência e durabilidade
contras Configuração mediana
conclusão Notebook para usos específicos em ambientes hostis
ficha técnica
- Tela de 13,1” sensível ao toque e antirreflexiva
- Core i3-350M 2,77 GHz
- 2 GB
- HD de 160 GB
- Windows7 Pro 64 bits
- Duração da bateria em uso intenso: 1h04min
O Toughbook é também resistente a temperaturas extremas. Segundo a Panasonic, ele pode ser usado em regiões onde o frio chega a 28 graus negativos ou mesmo na neve. Que tal uma expedição na Antártica? Ao contrário, se o usuário estiver num local quente, de até 60 graus, como uma sauna úmida, o Toughbook vai iniciar o Windows 7 Professional sem suar, como se estivesse na mesa de um escritório com temperatura agradável de ar-condicionado.
O notebook durão é destinado a empresas com operação de alto risco, como petroleiras, refinarias, siderúrgicas e geradoras de energia. órgãos de segurança pública também podem optar pelo computador para equipar viaturas, já que o Toughbook aguenta bem as trepidações resultantes da alta velocidade dos carros de polícia e a água dos caminhões de bombeiro.
Forças militares também costumam se interessar pelo Toughbook, não só por sua cara de mau, mas por atender ao padrão militar 810G e ao certificado IP65. Eles indicam que o notebook está preparado para situações de guerra, como mudança brusca de temperatura, poeira em excesso e rajada de partículas de pedras. Aos tiros de metralhadora o Toughbook ainda não resiste. Talvez numa próxima versão.
Ambientes hostis
A linha Toughbook existe há 17 anos, mas só agora chega ao Brasil. Os engenheiros que a desenvolveram demoraram cerca de cinco anos para conseguir encontrar o material adequado para transformá-lo num notebook super-resistente. Pessoas que nem em sonho participarão de uma guerra, mas que estejam dispostas a desembolsar 18.000 reais por uma máquina durona, podem comprar o Toughbook por telefone, direto na Panasonic. Mas ele só é indicado para quem trabalha em condições extremas ou vai se meter em aventuras por regiões inóspitas, como caminhadas em florestas, escaladas ou em viagens intercontinentais por locais cuja temperatura varia de um extremo a outro.


Nenhum comentário:
Postar um comentário